glossário

Fique por dentro do universo e vocabulário das celebridadese blogueiras do mundo da moda.

A

Abotinado

É um calçado fechado e bem altinho, cobrindo o tornozelo. Este modelo pode ter um soladinho de tênis ou um pouco mais grosso, quase como um coturno.

All Over

É um termo americano bem usado no mundo da moda.
Mas afinal, o que significa? Sabe aquele casaco todo camuflado ou um vestido todo coberto de floral? Eles são All Over, garota!

B

Beachwear

Vamos facilitar? Vestuário de praia! Haha!
Aqui podemos incluir biquínis, maiôs, cangas e até toalhas.

Black-tie

Essa palavra inglesa significa muito mais que apenas uma “gravata preta”, é usada para definir o traje social formal. Sim, exatamente aqueles que vemos na noite de entrega do Oscar.

C

Capitonê

Esse termo dá nome a uma técnica de confecção que utiliza linhas e gráficos através de costuras. Podemos ver isso em muitos sofás, principalmente, mas a alta costura francês adora trazer o capitonê para as bolsas mais elegantes.

Casualwear

Ahh, este é fácil: se você vai à escola com roupas confortáveis sem se preocupar com as línguas mais venenosas, fique tranquila! O casualwear está do seu lado.

D

Destroyed

Fácil! O bom e velho e surrado e rasgado jeans! Indispensável no nosso guarda-roupa.

DIY

Esta sigla é a abreviação do termo em inglês "do it yourself", usamos para nomear a cultura do “faça você mesmo”. Vai customizar uma peça de roupa, seja pintando, costurando ou rasgando? DIY nela!

E

Editorial de Moda

São ensaios fotográficos que pegam a essência da coleção a ser lançada em locais onde elas podem ser usadas. Ex: fotos de jeans pelas ruas da cidade ou de vestidos longos em festas em clubes.

Ecológico

Se é reciclado, biodegradável ou resignificado é ecológico. Aposta numa bolsa linda feita com um jeans há muito esquecido no armário e arrase!

F

Fast Fashion

Fast fashion é um termo bem moderninho para se referir às grandes lojas que desenvolvem suas coleções baseadas em tendências de passarela e modismos frequentes com custos baixos.

Folk

É um estilo muito fofo que nasceu nos Estados Unidos. Ele permite a mistura de elementos folclóricos de um país ou região. As franjas das botas, os bordados e algumas estampas são associados a este movimento.

G

Geek

Parece que a cultura nerd ganhou um toque de moda. Qualquer vestuário com referências do universo dos quadrinhos, dos vídeo games ou com apelo tecnológico pisa no terreno geek.

Glitter

É um aviamento brilhante e lindo feito de pequenos pedacinhos de plásticos ou folhas de alumínio. Podem ser aplicados sobre superfícies de diversos materiais, ou misturados a cosméticos para brilharmos como sempre.

H

Handmade

A expressão vem do inglês e significa feito à mão. Utilizamos para falar de roupas e acessórios artesanais, facilmente encontradas em feiras um pouquinho mais alternativas.

Hoodie

Ai, ai, ai... olha que moleza: agasalho com capuz e bolsos. Sem mais!

I

Indie

A palavre tem sua origem no termo "independente" da língua inglesa. Ela serviu para designar bandas e músicos que lançavam seus discos independentemente, é claro! Bom, da música pra moda foi um pulo. Faz as próprias roupas ou as vende por aí, então é indie!

It Girl

Uma garota que usa os últimos lançamentos e as peças mais cobiçadas do mundo da moda.

J

Jaqueta Perfecto

Vamos lá, é fácil. É uma jaqueta, normalmente de couro, e com um zíper um tanto quanto na diagonal. Símbolo da rebeldia rocker*.

Jeanswear

Linha de vestuário surgida lá nos anos 50, expressando a cultura norte-americana. Nela são utilizadas lavagens brim e o índigo blue.

L

Legging

Calças de malhas bem justinhas. Um dia, fizeram parte das academias, hoje tomaram conta do dia a dia.

Look

É o resultado das roupas e acessórios que escolhemos para determinado dia. Ele representa o nosso estilo, nosso comportamento e o nosso visual.

M

Mainstream

Quando algo faz parte da cultura popular e está acessível a todo mundo, esta "coisa" é "mainstream". O seu contrário é o underground.

Minimalista

Algo muito simples e básico, mas com muita força. Um bom exemplo é o clássico pretinho básico com colar de pérolas.

O

Off White

Para os olhares mais descuidados, pode até parecer branco, mas o off White tem um tom um pouco mais acinzentado e frio, mas bem pouco mesmo. Haha!

Oversize

Simples: peças e acessórios grandes, bem grandes... tipo usar uma jaqueta do pai. Nesta categoria entram as jaquetas boyfriend, bolsas e colares com tamanhos exagerados.

P

Patchwork

São artigos confeccionados com pequenos pedacinhos de tecidinhos coloridinhos :D

Plus Size

"Oficialmente", vestuários acima do número 44 podem ser inclusos na categoria da moda de tamanhos grandes.

R

Red Carpet

Literalmente significa tapete vermelho, mas serve para se referir àqueles eventos luxuosos e badaladíssimos vinculados ao cinema, tipo o Oscar e o Festival de Cannes

Retrô

Estilo de roupas, calçados, acessórios e looks que remetem a modelos antigos. Entram aqui vestidos anos 50, tênis anos 80 e penteados anos 90.

S

Saint-Trópez

Termo utilizado para designar roupas que tenham cintura baixa, na maioria das vezes abaixo do umbigo.

Streetwear

Este termo serve para determinar o estilo jovem do final do século XX, com conceitos irreverentes e inovadores. Jeans, camiseta e tênis são os queridinhos deste estilo.

T

Tie-dye

Do inglês: "amarrar e tingir". É um processo de estamparia DIY feito através de amarrações nas peças prontas ou no tecido, para então mergulhá-los em banhos de corantes. O resultado é bem peculiar.

T-shirt

A nossa fiel camiseta de mangas curtas. Básica, linda e a queridinha de todos os armários.

U

Underwear

Este termo é usado para definir as roupas de baixo, seja feminina ou masculina. Entram aqui, além das calcinhas e sutiãs, os pijamas.